Em 2002 foram estabelecidos os primeiros contactos para se estudar a possibilidade de se construir uma Residência Sénior no Pinhal Novo.
Em 2004 a Camara Municipal de Palmela cede à Associação um terreno para esse fim, no entanto, esse terreno veio a verificar-se ser pequeno (2.642m2) para o projeto que a Associação pretendia construir. A Camara aceitou fazer a permuta deste por um outro terreno com 5.472m2.
A primeira pedra foi lançada no dia 29 de janeiro de 2008, mas, a viabilidade de construção foi colocada em causa em 2010 devido à grave crise económica que se verificou em Portugal.
As obras iniciaram-se no primeiro semestre de 2015 terminaram em 2017.
A Residência Sénior de Pinhal Novo abriu as portas para receber os primeiros utentes em 16 de Abril de 2018.
O crescente envelhecimento da população portuguesa, aliado às transformações que a nossa sociedade está a ser sujeita, provoca uma necessidade de infraestruturas onde os idosos possam viver com a máxima qualidade de vida. Neste contexto, a Associação dos Lares Ferroviários com a Residência Sénior de Pinhal Novo surge como uma resposta válida a esta situação, apresentando uma filosofia que assenta na promoção do bem-estar nas suas diferentes vertentes - Apoio ao utente e à família, combate à solidão e supervisão permanente. Dispõe de uma arquitetura funcional e está adaptada às necessidades de pessoas com distintos graus de dependência.